Cultural
Cultural
Grupo Coral
Grupo Coral
Estávamos em Outubro de 2014, quando inesperadamente surge o Grupo Coral Dr. Ayres de Mendonça. Inicialmente não com o objetivo de formar um grupo deste género, mas apenas como uma atividade dinâmica para os utentes do Centro Social Dr. Ayres de Mendonça.

Esta atividade consistia em preparar e ensaiar algumas músicas natalícias para apresentar na festa de Natal do Centro de Dia. Foi nesta ocasião que o grupo atuou pela primeira vez, fazendo a sua estreia, perante outros utentes, familiares e colaboradores. Após este evento, os utentes que haviam participado, demonstraram-se entusiasmados com o projeto e com o trabalho que tinham desenvolvido, tendo a sua maioria um gosto genuíno pela música e pelo canto. Deste modo, decidiu-se manter e dar continuidade a este projeto, aprofundando-o. Este conjunto de utentes passou a formar um Grupo Coral, recebendo o nome do Centro (Dr. Ayres de Mendonça). Deu-se então início a uma serie de atuações, cantando numa primeira fase as “Janeiras” (sendo alusivo à época) e depois músicas populares portuguesas que são a base do seu reportório.

Fazem parte do cancioneiro deste grupo músicas como: “Uma Casa Portuguesa”, “Alecrim”, “Cantiga da Rua”, “Malhão”, “Ponha aqui o seu Pézinho”, “Laurindinha”, “O Mar enrola na Areia” e “Moro à beira do Rio”. Destaca-se o original “Hino do Centro”, escrito em 1984 pela Sra. Dª Maria Arsénia Pereira Gil, ex-presidente da ACASO.

“Hino do Centro”
I
Vivi.
Meu olhar já cansado,
Com que saudade,
Vem rever o passado.
Vivi, mas não foi vida perdida,
Hoje sou idoso sim,
Mas sou, raízes fortes da vida.

 II
Este centro de Olhão
Este centro de Olhão.
É vida que a todos dá…
É um centro de alegria,
É centro de alegria,
Outro igual, assim não há!

III
Mocidade! Mocidade!
Já ficaste para trás Num mundo de desenganos…
Aqui a terceira idade,
Aqui a terceira idade
Será jovem muitos anos…

São os elementos do grupo que sugerem e escolhem os temas que cantam, contando sempre com o apoio e coordenação das colaboradoras Carla Rodrigues e Graziela Costa, que os acompanham nos ensaios e atuações. No que diz respeito aos ensaios, costumam ocorrer três vezes por semana, com a exceção da semana que antecede uma actuação, ensaiando neste caso, diariamente. Os mesmos são realizados nas instalações do Centro Social Dr. Ayres de Mendonça, na Rua das Lavadeiras em Olhão.  O grupo apresenta-se identificado, no que se refere ao elemento feminino por um lenço cor-de-rosa e no masculino por um papilon azul, sendo o restante vestuário (blusa branca e calça escura) comum a todos os elementos. No entanto, já existe um projeto para se criar um traje próprio para este Grupo Coral.  

Atualmente, este grupo conta com doze elementos (11 senhoras e 1 senhor), todos utentes do Centro de Dia: Alfredo Gonçalves dos Remédios, Ana Bela de Oliveira Carrada Pereira, Armandina de Jesus Soares Martinho, Crisálida Jesus Silva; Elisabete Salvador Guerreiro, Fátima Maria da Encarnação Soares, Maria Bernardete da Silva, Maria da Purificação Rosário, Maria Domingas do Rosário Inácio, Maria Fernanda Ramires Marques Pereira, Maria Margarida Gonçalves Domingos e Maria Olívia dos Santos Freire Pires.  

O Grupo Coral Dr. Ayres de Mendonça conta já com algumas atuações, quer no Centro de Dia onde atuam quando se assinala alguma festividade quer noutros locais. De assinalar as seguintes:

- 18 de Dezembro de 2014 na Festa de Natal do Centro de Dia;
- Janeiro de 2015 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e na Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Olhão, respostas sociais da ACASO;
- 13 de Fevereiro de 2015 no Lar de Idosos “O Faraó” em Faro;
- 24 de Fevereiro de 2015 na Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho;
- 13 de Março de 2015 no Lar de Nossa Senhora do Carmo, na Fuzeta;
- 17 de Março de 2015 na Santa Casa da Misericórdia de Olhão;
- 26 de Março de 2015 na Residência “Sol e Mar”, na Conceição de Tavira;
- Abril e Maio de 2015 na Festa da Páscoa do Centro de Dia e no Dia da Internacional da Família, respetivamente.

Os convites a este grupo vão surgindo, contribuindo para isso o facto de todas as suas atuações serem divulgadas, quer no plano de atividades exposto no Centro Social Dr. Ayres de Mendonça, quer no site da ACASO. Também a maioria das suas atuações são registadas através de fotografias, ficando assim uma memória para a osterioridade. Ficam algumas fotos e vídeos.