Apoio à deficiência
Apoio à deficiência
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
Foi publicada no dia 26 de março a Portaria n.º 70/2021, que regulamenta a organização, funcionamento e instalação a que deve obedecer a resposta social do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que sucede e substitui o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) é uma resposta social integrada no Centro Social Quinta do Brejo da ACASO, destinada a desenvolver atividades de capacitação e de ocupação para pessoas com deficiência, que visa a promoção da sua qualidade de vida, autonomia e bem-estar, possibilitando um maior acesso à comunidade e aos seus recursos, tendo por base as necessidades, capacidades e nível de funcionalidade destes cidadãos.

O CACI tem capacidade para acolher 60 utentes.

>Critérios de Admissibilidade
  1. Ser pessoa com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que não pode por si só, temporária ou permanentemente, dar continuidade ao seu processo formativo ou exercer uma atividade profissional, ou ainda que se encontre em processo de inclusão socioprofissional, designadamente entre experiências profissionais.
  2. Não apresentar perturbação mental e/ou comportamental ou doença psiquiátrica que coloquem em risco a integridade física dos outros utentes e colaboradores ou que perturbe o normal funcionamento da resposta social.
O interessado e/ou representante legal/familiar/significativo deverá dirigir-se ao CACI para efetuar uma inscrição ou preencher a ficha de pré-inscrição online. Deverão ainda fazer prova das declarações efetuadas mediante a entrega de cópia de documentos, conforme check list na ficha de pré-inscrição.

>Qualidade de Serviço
A Equipa do CACI é composta por uma equipa de profissionais multidisciplinares que em conjunto promovem várias atividades tendo por referência as capacidades, funcionalidade, interesses e necessidades da pessoa com deficiências.

>Áreas de intervenção e serviços
  1. O CACI prossegue os seus objetivos nas seguintes áreas de intervenção:
    • Desenvolvimento de competências relacionais, pessoais e sociais;
    • Promoção do bem-estar, da qualidade de vida, da ocupação e da interação com o meio;
    • Capacitação para a inclusão social e profissional;
  2. O CACI presta, designadamente, os seguintes serviços:
    • Alimentação e cuidados pessoais;
    • Apoio terapêutico;
    • Promoção e desenvolvimento do bem-estar físico, emocional, psíquico e social;
    • Transporte;
    • Apoio na capacitação dos cuidadores informais. 
>Tipologia de atividades
Tendo por referência as capacidades, funcionalidade, interesses e necessidades da pessoa com deficiência, as atividades devem ser planeadas e organizadas de forma individualizada, valorizando as suas escolhas, necessidades, interesses e vontades.As atividades a desenvolver são as seguintes:
  • Atividades ocupacionais;
  • Atividades terapêuticas;
  • Atividades de interação com o meio;
  • Atividades socialmente úteis;
  • Atividades de qualificação para a inclusão social e profissional.
>Horário de Funcionamento
Dias úteis entre as 08h30 e as 17h30.
Encerra aos sábados, domingos, feriados nacionais e municipal.

>Horário da Equipa Técnica
Dias úteis (exceto feriados) entre as 09h00 e as 17h00.


FAÇA AQUI A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO
Galeria