Infância e Juventude
Infância e Juventude
Programas e projetos Infância e Juventude
Eu cuido, tu cuidas, nós sobrevivemos
Eu cuido, tu cuidas, nós sobrevivemos
O projeto Educativo para o triénio 2021-2024 tem como tema “Eu cuido, tu cuidas, nós sobrevivemos”, um projeto que dá primazia, na sua essência a uma educação alicerçada na sustentabilidade.

Educar é criar a responsabilidade e o respeito perante nós e os outros. É criar, por isso, uma consciência de deveres e direitos cívicos, sentimentos de comunidade e partilha. É ensinar a olhar o mundo que nos rodeia com olhos críticos.

A educação deve assumir um papel importante na transformação da sociedade e da cultura, por este motivo, o CEDI Porta Mágica posiciona-se como uma Unidade Educativa, onde se aprende a aprender, através de um modelo de pedagogia estruturada dando igualdade de oportunidades a todas as crianças para que tenham sucesso na aprendizagem.

Assim, o presente Projeto Educativo contempla a corresponsabilização do que é de todos no presente, tendo em conta o futuro, face ao ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável; que seja a expressão de um conjunto de vontades adotadas no seio da comunidade escolar e se afirme como um processo de sensibilização e promoção de valores e de mudança de atitudes e de comportamentos. Através do projeto “Eu cuido, tu cuidas, nós sobrevivemos” procura-se refletir sobre o constante exercício de cidadania, que se pretende global.

As crianças serão centrais neste apelo universal de participação e a escola é essencial para inspirar e incentivar os demais a participarem no desenvolvimento das comunidades.

Caso pretenda obter mais informação sobre o Projeto educativo “Eu cuido, tu cuidas, nós sobrevivemos” é favor contactar a Direção Pedagógica do CEDI “Porta Mágica”: dp-cedipm@ipss-acaso.org