Família e comunidade
Família e comunidade
Programas e projetos Família e comunidade
O menino que não gostava da escola - eBook interativo
O menino que não gostava da escola - eBook interativo

O e-book interativo intitulado “O menino que não gostava da escola”, uma história criada, ilustrada e narrada pelas crianças e jovens utentes do Centro Comunitário Acampamento Azul, retrata a realidade de um menino de etnia cigana que sofre de bullying na escola.

É uma história baseada em factos reais e contada pelo testemunho das crianças.

Israel dá “voz” a várias crianças que são vítimas de bullying e que inicialmente preferem esconder o problema. Com o suporte da Instituição/ Escola tão importantes e necessários, consegue vencer o medo e ganhar coragem para denunciar a grave situação vivida. Esta mensagem é pertinente e direcionada à comunidade em geral, onde todos podemos ter um papel preventivo e mitigador nesta temática, que é tão atual e difícil, é também um crime que jamais poderá ser ignorado.

A atividade foi realizada no âmbito da semana da interculturalidade 2023 promovida, pela Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) Portugal - Núcleo de Faro. Esta iniciativa visa promover diálogos e relacionamentos entre culturas, através da dinamização de diversas iniciativas para mobilizar a comunidade local para o combate à pobreza e exclusão social, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.


Desafiamo-lo a conhecer esta história:

E-book Interativo "O menino que não gostava da escola"

Viver ROMA, Crescendo PAYO
Viver ROMA, Crescendo PAYO
Viver ROMA, Crescendo PAYO pretende manter a cultura e as tradições do povo Roma (cigano), mas promovendo a inclusão social na sociedade dos Payos (não ciganos).

Tendo por base a Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2013 de 14 de Abril – ENICC que se e baseou na análise do contexto socioeconómico e cultural da comunidade cigana que está na abrangência de Ação do centro comunitário, “Viver ROMA, Crescendo PAYO pretende manter a cultura e as tradições do povo Roma (cigano) mas promovendo a inclusão social na sociedade dos Payos (não ciganos).
Este crescimento pessoal e social deverá ser efetuado “lado a lado”.

É necessário ultrapassar as questões culturais que dificultam a capacitação e participação da comunidade cigana, não perdendo a sua identidade social mas promovendo a inclusão social e o pleno gozo dos direitos e deveres como cidadãos portugueses – Viver ROMA, Crescendo PAYO.

Para mais informação devem contactar a Equipa Técnica do Centro Comunitário Acampamento Azul: acampamento-azul@ipss-acaso.org
Projeto SOS Miminhos
Projeto SOS Miminhos
Apontado como exemplo de boas práticas na área da intervenção na família e nos bebés, este projeto desenvolvido pela área de apoio à família e à comunidade, tem vindo a ter projeção mediática, não só na comunidade, mas também na comunicação social. Por este facto temos vindo a divulgar as nossas práticas em colóquios para os quais somos convidados.

Pelo trabalho desenvolvido, o projeto foi galardoado em 2012 com o prémio de Mérito e Excelência atribuído pela ARS Algarve.

A distribuição mensal de 60 cabazes básicos com alimentos adaptados às especificidades alimentares das crianças, permitiu ainda apoiar com artigos de higiene, roupa, brinquedos e outros acessórios necessários ao desenvolvimento das crianças Junto das famílias prestou-se apoio psicossocial, mais concretamente na prevenção e tratamento do stress pós-parto, para além de sessões de esclarecimento parental.
 
Este projeto durante o anto de 2014 apoiou de forma regular 97 crianças com idade compreendida entre os 0 e 3 anos.
Para mais informação devem contactar a Equipa Técnica do Centro Comunitário Al-Hain: geral-alhain@ipss-acaso.org